A certificação orgânica como fator estratégico na governança das transações no mercado de alimentos Report as inadecuate




A certificação orgânica como fator estratégico na governança das transações no mercado de alimentos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Mário Otávio Batalha ; Márcio Lopes Pimenta ;Organizações Rurais & Agroindustriais 2008, 10 3

Author: Aldara da Silva César

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Organizações Rurais & Agroindustriais ISSN: 1517-3879 fic@unaes.com.br Universidade Federal de Lavras Brasil Silva César, Aldara da; Otávio Batalha, Mário; Lopes Pimenta, Márcio A CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA COMO FATOR ESTRATÉGICO NA GOVERNANÇA DAS TRANSAÇÕES NO MERCADO DE ALIMENTOS Organizações Rurais & Agroindustriais, vol.
10, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
376-386 Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87812765005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A certificação orgânica como fator estratégico na governança das transações no mercado de alimentos Certification of organic products: a fundamental transaction cost to the strategic positioning in food market RESUMO O consumidor de alimentos, de maneira geral, apresenta-se mais preocupado em adquirir um alimento saudável, que não imponha riscos à saúde humana, sendo que essas preferências têm relação direta com a forma que os agentes econômicos se organizam dentro do setor de alimentos.
Assim, a participação do sistema de produção orgânica vem crescendo consideravelmente no mercado de alimentos por se tratarem de produtos mais saudáveis que contribuem positivamente para o meio ambiente.
No entanto, essas características não são observadas diretamente pelo consumidor, o que torna a certificação um mecanismo essencial no processo de transação e na conquista da confiança de diversos mercados.
Diante disso, esse artigo aponta como o processo de certificação interfere na reestruturação dessa cadeia produtiva.
Pode-se dizer que a certificação representa um gargalo produtivo, uma vez que os custos de conversão do sistema convencional para o sistema org...





Related documents