Gestão do trabalho, educação e saúde: análise de uma experiência de mudança em escola pública Report as inadecuate




Gestão do trabalho, educação e saúde: análise de uma experiência de mudança em escola pública - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Jussara Cruz Brito ;Educação & Sociedade 2013, 34 122

Author: Kátia Reis Souza

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educação & Sociedade ISSN: 0101-7330 revista@cedes.unicamp.br Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil Reis Souza, Kátia; Cruz Brito, Jussara GESTÃO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA EM ESCOLA PÚBLICA Educação & Sociedade, vol.
34, núm.
122, enero-marzo, 2013, pp.
267-283 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87326413015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto GESTÃO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA EM ESCOLA PÚBLICA K J R C S B * ** R E S U M O : Os problemas de saúde dos profissionais da educação configuram-se hoje como um desafio para a área de saúde pública.
Essa situação se deve principalmente, a um conjunto de fatores relacionados à organização do trabalho em escolas e, ainda, a uma ausência de política de Estado que se direcione a intervir nos problemas e nas precárias condições de trabalho. Nosso principal objetivo neste artigo consiste em analisar uma experiência de mudança no trabalho em escola enfatizando a sua relação com a saúde. Tratamos especificamente de uma experiência de gestão que adotou a compreensão da relação entre trabalho e saúde dos profissionais da educação no âmbito de uma pesquisa-intervenção.
Realizamos uma análise qualitativa das mudanças ocorridas, que podem ser interpretadas como um livre exercício de modos de se gerir o trabalho em escolas por parte dos trabalhadores que assumiram a saúde como valor. Palavras-chave: Saúde do trabalhador.
Gestão do trabalho.
Trabalhadores de escola.
Mudança. Labor, health and education management: an analysis of an experience of a change in ...





Related documents