A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de bolonha em espanha e portugal Report as inadecuate




A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de bolonha em espanha e portugal - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Educação & Sociedade 2013, 34 122

Author: Luciana Leandro da Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educação & Sociedade ISSN: 0101-7330 revista@cedes.unicamp.br Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil Leandro da Silva, Luciana A FORMAÇÃO DE FORMADORES NO CONTEXTO DA TRANSNACIONALIZAÇÃO EDUCATIVA: REFLEXÕES A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA EM ESPANHA E PORTUGAL Educação & Sociedade, vol.
34, núm.
122, enero-marzo, 2013, pp.
247-263 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87326413013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A FORMAÇÃO DE FORMADORES NO CONTEXTO DA TRANSNACIONALIZAÇÃO EDUCATIVA: REFLEXÕES A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA EM ESPANHA E PORTUGAL L L S * RESUMO: Nos últimos anos, intensas transformações estão ocorrendo no âmbito das universidades europeias e se observa a intensificação da preocupação com a formação dos professores universitários.
Estes são vistos como agentes centrais da mudança, mediante a reconfiguração do papel da docência na educação superior.
Através do estudo de dois casos específicos em Espanha e Portugal, constata-se que o caráter transnacional da reforma vigente repercute fortemente no trabalho e formação dos docentes, por meio das adequações legais, da criação de mecanismos de controle e da visão de formação como estratégia de adaptação.
Finalmente, propomos como perspectiva investigativa a análise das relações entre a reforma europeia e os recentes movimentos de integração dos sistemas educativos na América Latina. Palavras-chave: Processo de Bolonha.
Formação de formadores.
Transnacionalização da educação. The professors’ training in the context of transnationalization of education: reflections from the impl...





Related documents