Política para a ciência e política da ciência: entre o fomento e as demandas governamentais Report as inadecuate




Política para a ciência e política da ciência: entre o fomento e as demandas governamentais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Educação & Sociedade 2013, 34 122

Author: Rogério Bezerra Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educação & Sociedade ISSN: 0101-7330 revista@cedes.unicamp.br Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil Bezerra Silva, Rogério POLÍTICA PARA A CIÊNCIA E POLÍTICA DA CIÊNCIA: ENTRE O FOMENTO E AS DEMANDAS GOVERNAMENTAIS Educação & Sociedade, vol.
34, núm.
122, enero-marzo, 2013, pp.
47-65 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87326413002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto POLÍTICA PARA A CIÊNCIA E POLÍTICA DA CIÊNCIA: ENTRE O FOMENTO E AS DEMANDAS GOVERNAMENTAIS R B S * RESUMO: O artigo analisa o debate sobre a relação universidade-governo nos países avançados no que diz respeito à produção de conhecimento científico (pesquisa científica).
Para isso, ele se apoia, principalmente, nos estudos de autores franceses e estadunidenses.
Essa relação é analisada segundo duas dimensões: a da política da ciência, em que a universidade tem suas autonomias de gestão e de pesquisa reduzidas, ou mesmo suprimidas, pelo governo; e a da política para a ciência, em que a universidade tem suas autonomias de gestão e de pesquisa preservadas.
Essas dimensões permitem a identificação de quatro categorias de relacionamento entre universidade e governo: universidade associada ou subordinada ao governo, na primeira dimensão; e universidade independente ou tributária do governo, na segunda.
Essas categorias ajudam a mostrar que a universidade, longe de responder a uma concepção única sobre a organização de sua pesquisa e de sua gestão, é formada desde relações de poder existentes em cada momento histórico. Palavras-chave: Universidade.
Governo.
Produção de conhecimento científico. Policy for science and scie...





Related documents