A pesquisa em educação na região sul: percursos e tendências Report as inadecuate




A pesquisa em educação na região sul: percursos e tendências - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Educação 2015, 38 2

Author: Danilo Romeu Streck

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educação ISSN: 0101-465X reveduc@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Romeu Streck, Danilo A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências Educação, vol.
38, núm.
2, mayo-agosto, 2015, pp.
263-271 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84842555012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Este artigo está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a publicação original seja corretamente citada.
http:--creativecommons.org-licenses-by-4.0-deed.pt_BR http:--revistaseletronicas.pucrs.br-ojs-index.php-faced- : http:--dx.doi.org-10.15448-1981-2582.2015.2.19658 A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências Research in South Brazil: trajectories and tendencies La pesquisa en educación en la Región Sur: Caminos y tendencias Danilo Romeu Streck*  RESUMO – O artigo tem por objetivo analisar marcas do percurso e tendências da pesquisa na Região Sul do Brasil. Como base para o estudo foram utilizados relatórios dos programas de pós-graduação em educação e consultados coordenadores e pesquisadores selecionados da região.
Dentre as marcas do percurso são destacadas as seguintes: a) a origem marcada pelos desafios da realidade regional; b) o forte espírito coletivo; c) a necessidade de construir a identidade através de suas revistas e temas de pesquisa.
São também identificadas três tendências: a) o deslocamento da prática individual para a prática coletiva da pesquisa; b) o movimento em busca da internacionalizaçã...





Related documents