Além das cotas para negros na universidade Report as inadecuate




Além das cotas para negros na universidade - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Saúde Coletiva 2006, 3 10

Author: EUNICE ALMEIDA DA SILVA

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Saúde Coletiva ISSN: 1806-3365 editorial@saudecoletiva.com.br Editorial Bolina Brasil ALMEIDA DA SILVA, EUNICE Além das cotas para negros na Universidade Saúde Coletiva, vol.
3, núm.
10, 2006, pp.
40-43 Editorial Bolina São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84222224002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto políticas de inclusão Silva EA.
Além das cotas para negros na Universidade EUNICE ALMEIDA DA SILVA Enfermeira.
Mestre em Ciências Sociais. Doutora em Educação.Docente da Universidade de Mogi das Cruzes. Recebido: 24-02-2006 Aprovado: 25-05-2006 40 Consulta de enfermagem.indd 40 Saúde Coletiva 2006;03(10):40-43 06.06.06 10:14:43 políticas de inclusão Silva EA.
Além das cotas para negros na Universidade Além das cotas para negros na Universidade Este artigo traz um breve relato sobre as condições pelas quais se deu a implantação da universidade no Brasil e, como estas, contribuíram para a marginalização do negro(a) na educação formal, em todos os níveis.
A política de cotas para negros na universidade pública apresenta-se como uma estratégia para tentar diminuir as desigualdades sociais que ao longo dos séculos vêm atingindo os afro-descendentes.
Por outro lado, a discussão sobre as cotas deve ir além do direito ao negro a uma parcela mínima de vagas no ensino superior.
A discussão deve ter como base as formas como se dão às relações sociais e como estas são regidas pela prática de poder.
A partir deste pensar, é necessário se criar mecanismos para inclusão das crianças negras, amarelas, índias e brancas, na mesma proporção, nos bancos escolares, seja educação infantil ou outros níveis, escolas estas que devem ser qualificad...





Related documents