O problema de nossos índios Report as inadecuate




O problema de nossos índios - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Saúde Coletiva 2006, 3 9

Author: DENIZE MARRONI

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Saúde Coletiva ISSN: 1806-3365 editorial@saudecoletiva.com.br Editorial Bolina Brasil MARRONI, DENIZE O problema de nossos índios Saúde Coletiva, vol.
3, núm.
9, 2006, p.
7 Editorial Bolina São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84222222001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Saúde do Índio Marroni D.
Ensaios em Saúde Coletiva: o problema de nossos índios Ensaios em Saúde Coletiva O problema de nossos índios DENIZE MARRONI Doutora em Enfemagem.
Coordenadora do Curso de Enfermagem Centro Universitário de Santo André (UNIA).
Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Ítalo Brasileira. A s pessoas interessadas em conhecer mais a respeito dos índios brasileiros estão diante de um abismo cultural e terão que se contentar com uma bibliografia rala, quando não preconceituosa ou desinformada.
Apesar do interesse da mídia pelos índios nos últimos anos, o que se informa e, portanto, o que se consome sobre o assunto, são fatos fragmentados, histórias superficiais e imagens genéricas, enormemente empobrecedoras da realidade. Embora cada vez mais presentes, ainda são poucos os canais e espaços para a expressão diretamente indígena no cenário cultural e político do país.
Via de regra, vivendo em locais de difícil acesso, com tradições basicamente orais de comunicação, as diferentes etnias encontram barreiras para se expressar livremente com o mundo dos não-índios.
Seus pontos de vista são tomados, geralmente, fora dos contextos onde vivem, mediados por intérpretes freqüentemente precários, e registrados como fragmentos na língua portuguesa. Os índios ainda permanecem acuados, desterrados, subjugados.
De senhores de imenso território, hoje reduzido...





Related documents