Perfil sociodemográfico de cuidadores familiares de idosos residentes em uma área de abrangência da estratégia saúde da família no município de são paulo Report as inadecuate




Perfil sociodemográfico de cuidadores familiares de idosos residentes em uma área de abrangência da estratégia saúde da família no município de são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha ;Saúde Coletiva 2013, 10 60

Author: Gerson de Souza Santos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Saúde Coletiva ISSN: 1806-3365 editorial@saudecoletiva.com.br Editorial Bolina Brasil de Souza Santos, Gerson; Kowal Olm Cunha, Isabel Cristina Perfil sociodemográfico de cuidadores familiares de idosos residentes em uma área de abrangência da Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo Saúde Coletiva, vol.
10, núm.
60, 2013, pp.
47-53 Editorial Bolina São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84228212008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Saúde do Idoso Santos GS, Cunha ICKO.
Perfil sociodemográfico de cuidadores familiares de idosos residentes em uma área de abrangência da Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo. Perfil sociodemográfico de cuidadores familiares de idosos residentes em uma área de abrangência da Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo Neste estudo, o objetivo foi caracterizar o perfil sociodemográfico dos cuidadores familiares de idosos residentes em uma área de abrangência da Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo.
Pesquisa quantitativa do tipo exploratório-descritivo, utilizando-se o estudo retrospectivo a partir de dados levantados em prontuários.
Dos cuidadores estudados, a grande maioria eram mulheres brancas, casadas, católicas, com idade entre 30 a 59 anos, que estudaram de 1 a 4 anos, ocupa-se da função do lar, com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, tem casa própria, de tijolos e com saneamento básico.
A maior parte delas são cuidadoras de 4 a 6 anos, sendo filhas do paciente.
33,9% são tabagistas, 88,2%, não tem acesso a lazer e 84,8%, não praticam atividade física, 45,7% tem hipertensão arterial, 27,2% referem fadiga, 16,9% referem anemia e 10,2%...





Related documents