Sistemas de informação no brasil: uma análise dos artigos científicos dos anos 90 Report as inadecuate




Sistemas de informação no brasil: uma análise dos artigos científicos dos anos 90 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

RACRevista de Administração Contemporânea 1998, 2 3

Author: Norberto Hoppen

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Hoppen, Norberto Sistemas de Informação no Brasil: uma análise dos artigos científicos dos anos 90 RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
2, núm.
3, septiembre-diciembre, 1998, pp.
151177 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84013648009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Sistemas de Informação no Brasil: uma Análise dos Artigos Científicos dos Anos 90 Norberto Hoppen RESUMO Este artigo apresenta uma avaliação do estado da arte da área de conhecimento de Sistemas de Informação, no Brasil, a partir da análise de 163 artigos publicados entre janeiro de 1990 e setembro de 1997, em revistas científicas de Administração.
Para tanto, analisaram-se os temas abordados nos artigos, as estratégias e as metodologias de pesquisa utilizadas nas pesquisas empíricas, e avaliou-se a qualidade destas pesquisas.
Constatou-se que ainda existe forte proporção de ensaios teóricos publicados (41% no período 1990-7 e 34% no período 1996-7), que há um predomínio de temas sobre desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação no Brasil, que as pesquisas qualitativas (os estudos de caso) e as pesquisas survey são as metodologias utilizadas em 72% das pesquisas empíricas; a qualidade científica dos artigos ainda é baixa, em razão da não explicitação de como as teorias de base são operacionalizadas, da descrição incompleta dos procedimentos metodológicos e da não validação dos instrumentos de pesquisa. Palavras-chaves: ...





Related documents