Análise do trabalho prisional: um estudo exploratório Report as inadecuate




Análise do trabalho prisional: um estudo exploratório - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Cláudio Mazzilli ; Luís Roque Klering ;RACRevista de Administração Contemporânea 1998, 2 3

Author: Ana Margarete Lemos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Lemos, Ana Margarete; Mazzilli, Cláudio; Klering, Luís Roque Análise do trabalho prisional: um estudo exploratório RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
2, núm.
3, septiembre-diciembre, 1998, pp.
129149 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84013648008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Análise do Trabalho Prisional: um Estudo Exploratório Ana Margarete Lemos Cláudio Mazzilli Luís Roque Klering RESUMO O estudo, baseado em pesquisa de natureza exploratório-descritiva, busca identificar fatores do atual modelo de trabalho prisional do Rio Grande do Sul que dificultam a promoção da ressocialização de apenados.
Concomitantemente, propõe mudanças na sua concepção como estratégia, para o atingimento de índices mais expressivos de ressocialização.
Os dados foram coletados por meio de consultas aos prontuários penais e de entrevistas semi-estruturadas com vinte apenados do sistema penitenciário gaúcho.
Para a análise dos dados coletados, utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo, na modalidade de análise temática.
Os resultados são apresentados em cinco categorias finais: o trabalho prisional, a identidade no sistema prisional, a ressocialização idealizada, o trabalho prisional no desenvolvimento pessoal e as condições do trabalho prisional.
Detectou-se o desconhecimento por parte da Administração Penitenciária da importância da relação entre prazer, sofrimento e motivação mais ampla no traba...





Related documents