Configuração de poder nas organizações: o caso da embrapa Report as inadecuate




Configuração de poder nas organizações: o caso da embrapa - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

RACRevista de Administração Contemporânea 1998, 2 3

Author: Miramar Ramos Maia Vargas

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Ramos Maia Vargas, Miramar Configuração de poder nas organizações: o caso da Embrapa RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
2, núm.
3, septiembre-diciembre, 1998, pp.
89107 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84013648006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Configuração de Poder nas Organizações: o Caso da Embrapa Miramar Ramos Maia Vargas RESUMO O presente estudo usou a teoria das configurações de poder proposta por Mintzberg (1983) para perseguir dois principais objetivos: a) identificar quais os tipos de configurações que melhor representariam as relações de poder presentes em uma organização de pesquisa, segundo a percepção dos seus empregados e b) investigar possíveis relações existentes entre algumas variáveis e a percepção de poder que os empregados tinham da organização.
A pesquisa foi conduzida na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, com uma amostra de 1013 funcionários.
Foi utilizada a Escala de Configuração do Poder Organizacional construída por Paz (1996), associada a uma versão reduzida da escala construída por Gordon et al.
(1980) para medir o comprometimento sindical - uma das variáveis independentes da pesquisa.
Na análise dos dados foram usadas estatísticas descritivas e inferenciais (regressão múltipla do tipo stepwise).
Os resultados da pesquisa apontaram as configurações missionária e meritocracia como as que melhor representariam as relações de poder na ...





Related documents