Planejamento estratégico de tecnologia para pmes: o caso de empresa de autopeças no rio grande do sul Report as inadecuate




Planejamento estratégico de tecnologia para pmes: o caso de empresa de autopeças no rio grande do sul - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Luis Felipe Nascimento ; Thaise Graziadio ;RACRevista de Administração Contemporânea 1998, 2 3

Author: Paulo Antônio Zawislak

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Zawislak, Paulo Antônio; Nascimento, Luis Felipe; Graziadio, Thaise Planejamento estratégico de tecnologia para PMEs: o caso de empresa de autopeças no Rio Grande do Sul RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
2, núm.
3, septiembre-diciembre, 1998, pp.
2743 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84013648003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Planejamento Estratégico de Tecnologia para PMEs: o Caso de Empresa de Autopeças no Rio Grande do Sul Paulo Antônio Zawislak Luis Felipe Nascimento Thaise Graziadio RESUMO O trabalho tem por objetivo testar as características de um instrumento de gestão estratégica aplicado a uma empresa do setor de autopeças, de médio porte, no Estado do Rio Grande do Sul. O planejamento estratégico de tecnologia possibilita o levantamento das características tecnológicas da empresa e a identificação de pontos fracos no seu comportamento.
Neste estudo de caso foram investigadas as seguintes etapas do instrumental: definição do problema, mapeamento do ambiente externo, análise da capacidade tecnológica, transformação de informações em soluções, definição da estratégia tecnológica e, finalmente, desenvolvimento e controle de projetos.
Verificouse que a empresa realiza praticamente todas as fases do planejamento estratégico, mas de maneira bastante informal; somente a fase de projetos é estruturada.
Uma pessoalidade permeia as relações internas, o fluxo de informações subexiste pel...





Related documents