Inovações contratuais em mercados futuros: o caso do boi gordo na bm&f Report as inadecuate




Inovações contratuais em mercados futuros: o caso do boi gordo na bm&f - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Décio Zylbersztajn ; Fábio Seiji Takaki ;RACRevista de Administração Contemporânea 1998, 2 3

Author: Sérgio Giovanetti Lazzarini

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Giovanetti Lazzarini, Sérgio; Zylbersztajn, Décio; Seiji Takaki, Fábio Inovações contratuais em mercados futuros: o caso do boi gordo na BM&F RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
2, núm.
3, septiembre-diciembre, 1998, pp.
7-26 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84013648002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Inovações Contratuais em Mercados Futuros: o Caso do Boi Gordo na BM&F Sérgio Giovanetti Lazzarini Décio Zylbersztajn Fábio Seiji Takaki RESUMO Este trabalho analisa o mercado futuro de boi gordo na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), visando a testar o efeito de inovações contratuais e outras variáveis exógenas com respeito ao nível de posições (número de contratos em aberto) e de negociação entre 1993 e 1996.
O desenho contratual prévio especificava a liqüidação por entregas físicas, induzindo problemas associados a ações oportunistas, custos de monitoramento e, portanto, altos custos de transação aos participantes do mercado.
A primeira alteração contratual buscou reduzir estes custos centralizando as entregas em único ponto; a segunda eliminou o processo de entregas físicas, realizando liqüidação financeira por meio de um índice de preços.
Testes foram realizados, usando regressões estruturais e de séries de tempo, especificando a primeira diferença do número de contratos em aberto como variável endógena.
O efeito de ambas as inovações, mensuradas por variáveis dummy, foram...





Related documents