Validação de uma medida de percepção de imagens organizacionais Report as inadecuate




Validação de uma medida de percepção de imagens organizacionais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ronaldo Pilati ;RACRevista de Administração Contemporânea 2000, 4 1

Author: Jairo Eduardo Andrade Borges

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Andrade Borges, Jairo Eduardo; Pilati, Ronaldo Validação de uma Medida de Percepção de Imagens Organizacionais RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
4, núm.
1, janeiro-abril, 2000, pp.
113-134 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84040107 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Validação de uma Medida de Percepção de Imagens Organizacionais Jairo Eduardo Borges-Andrade Ronaldo Pilati RESUMO O constructo imagens organizacionais tem sido apontado como útil para a compreensão do comportamento humano no trabalho; contudo quase sempre essas imagens são obtidas a partir da opinião de especialistas ou de gerentes.
Falta uma medida confiável da percepção dessas imagens por parte de um conjunto mais amplo de membros das organizações.
O presente trabalho buscou desenvolver essa medida, testá-la no âmbito de diferentes contextos organizacionais em diversas partes do Brasil e validá-la psicometricamente.
As oito metáforas de Morgan (1996) serviram de base teórica para a elaboração das questões.
O questionário foi respondido por quase 2.000 indivíduos, durante dois anos, tendo recebido sucessivas revisões.
Com procedimentos de análise fatorial, com rotação oblíqua, foram finalmente identificadas duas imagens organizacionais percebidas.
O cálculo do alfa de Cronbach indicou um índice de confiabilidade adequado para a utilização segura do instrumento construído em pesquisa e análise organizacional. Palavras-chaves:...





Related documents