A “requalificação de áreas centrais” como estratégia de competitividade global – o caso da cidade região global de são paulo Report as inadecuate




A “requalificação de áreas centrais” como estratégia de competitividade global – o caso da cidade região global de são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Exacta 2003, 1

Author: Rosa Puchala

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Exacta ISSN: 1678-5428 exacta@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Puchala, Rosa A requalificação de áreas centrais como estratégia de competitividade global o caso da cidade região global de São Paulo Exacta, núm.
1, abril, 2003, pp.
43-58 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=81000105 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A “REQUALIFICAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS” COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE GLOBAL – O CASO DA CIDADE REGIÃO GLOBAL DE SÃO PAULO ROSA PUCHALA Arquiteta e Urbanista, Doutora e Mestre em Planejamento Urbano e Regional – FAU-USP; Especialista em Direito Urbanístico - Faculdade de Direito da USP e Políticas de Solo Urbano – POLI-USP; Representante do IAB-SP – Instituto de Arquitetos do Brasil na Comissão Executiva da Operação Urbana Centro; Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo na UNINOVE Resumo Este artigo analisa a produção contemporânea do denominado ´urbanismo pós-moderno` na cidaderegião de São Paulo, a metrópole global brasileira. Retoma preliminarmente os preceitos teóricos e conceituais que são fundamentais para a compreensão do significado do termo e de sua contraposição ao urbanismo moderno associado à sociedade urbana e industrial.
Este percurso leva necessariamente à organização de um quadro de referências internacionais do urbanismo pósmoderno no processo de globalização de mercado, no qual se insere a produção contemporânea brasileira, em suas experiências de ´requalificação de áreas centrais`.
Após 1990, algumas experiências vêm ocorrendo em cidades brasileiras, por meio de planos estratégicos de desenvolvimento, especialmente nas cidades em que há ...





Related documents