Uso agrícola de esgoto tratado em lagoas de estabilização: experiências do pprosab* em lins – sp Report as inadecuate




Uso agrícola de esgoto tratado em lagoas de estabilização: experiências do pprosab* em lins – sp - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Roque Piveli Passos ;Exacta 2004, 2

Author: Fernando Mendonça Campos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Exacta ISSN: 1678-5428 exacta@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Mendonça Campos, Fernando; Piveli Passos, Roque Uso agrícola de esgoto tratado em lagoas de estabilização:experiências do Pprosab* em Lins SP Exacta, núm.
2, novembro, 2004, pp.
37-53 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=81000204 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto recebido em: 27 abr.
2004 – aprovado em: 2 jun.
2004 Uso agrícola de esgoto tratado em lagoas de estabilização: experiências do Prosab* em Lins – SP Fernando Campos Mendonça Doutor em Agronomia – Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz; Professor no curso de Agronomia – Unoeste. fcmendon@ig.com.br Roque Passos Piveli Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária. Professor – Escola Politécnica (USP). rppiveli@usp.br Resumo Em uma área de cerca de 6 hectares, ao lado do sistema de tratamento de esgotos de Lins – SP, pertencente à Sabesp, foi construído um sistema piloto para a realização de estudos sobre aplicações agrícolas do efluente final.
Construíram-se unidades de tratamento adicional dos esgotos, principalmente de desinfecção por hipocloritação, aplicação de radiação ultravioleta (UV) e ozonização.
Os efluentes finais foram aplicados em processo de fertirrigação, tendo-se cultivado café, milho e feijão, alimentados por gotejamento.
Paralelamente, uma parcela dos esgotos alimentou um sistema de hidroponia em vasos, onde foram cultivados crisântemo e Gypsophila (mosquitinho).
Uma terceira linha paralela alimentou um tanque de piscicultura em que foram cultivadas tilápias do Nilo.
Recorreu-se a uma série de variáveis físico-químicas e biológicas para o c...





Related documents