Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Exacta 2005, 3

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Exacta ISSN: 1678-5428 exacta@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Editorial Exacta, núm.
3, 2005, pp.
9-10 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=81000301 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Editorial É com grata satisfação que apresentamos o terceiro volume da revista Exacta, periódico científico que tem como mote principal a divulgação científica, além de ser utilizado como instrumento pedagógico para os cursos de Engenharias Civil e de Produção Mecânica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Matemática. Dando continuidade à estrutura adotada na edição anterior – a introdução de uma seção temática –, a de 2005 tem como foco “os cem anos da Teoria da Relatividade”.
Em 1905, o físico Albert Einstein, à revelia da intuição dos pesquisadores de seu tempo, revolucionou o pensamento científico.
Nesse ano, conhecido como annus mirabilis da Física Moderna, Einstein produziu uma tese de doutorado e cinco artigos que mudariam a face da ciência, fornecendo elementos para assentar as bases da nova física, vigentes até hoje. Em homenagem ao centenário desses trabalhos, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2005 o Ano Mundial da Física (o Dia Nacional da Física foi comemorado em 19 de maio).
Para melhor compreender o impacto das idéias de Einstein no mundo moderno, nesta edição, entrevistamos Élcio Abdalla, físico, professor e pesquisador do Instituto de Física da USP.
Ele explica, ainda, o que poderia ser feito para valorizar a pesquisa científica no país e como aguçar o interesse dos alunos por conhecer Einstein e muitos outros cientistas – e suas pesquisas –,...





Related documents