Cálculo e uso de mediana Report as inadecuate




Cálculo e uso de mediana - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Exacta 2006, 4 2

Author: Rodinei Antonio Pachani

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Exacta ISSN: 1678-5428 exacta@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Pachani, Rodinei Antonio Cálculo e uso de mediana Exacta, vol.
4, núm.
2, 2006, pp.
417-423 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=81040222 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos Cálculo e uso de mediana Rodinei Antonio Pachani Uninove.
São Paulo – SP [Brasil] pachani@uninove.br O cálculo e o uso da mediana aparecem como dúvida em exercícios e avaliações realizados por alunos de vários cursos em que a disciplina de Estatística é ministrada.
Neste trabalho, é apresentada uma comparação entre os resultados do cálculo da mediana, por meio de dois métodos específicos (A e B), para séries estatísticas que apresentem seus dados agrupados em intervalos de classe.
Também é realizada uma breve análise do uso da mediana comparado ao da média.
Foram utilizados oito exemplos hipotéticos para determinar a mediana e apresentados os principais resultados. Palavras-chave: Agrupamento em intervalos de classe. Mediana.
Séries estatísticas. Exacta, São Paulo, v.
4, n.
2, p.
417-423, jul.-dez.
2006. 417 1 Introdução elementos.
Para casos em que a série é aberta nos extremos, a mediana caracteriza o ponto médio O cálculo da mediana constitui o erro mais mais confiável. freqüente cometido pelos alunos quando se tra- Na concepção de Nazareth (2003), a media- balha com a estatística descritiva, em qualquer na é o valor que divide a distribuição ao meio, curso.
Tal cálculo é simples para séries com da- de tal modo que 50% dos dados estejam acima dos agrupados e não-agrupados; no entanto, em desse valor, e os outros 50%, abaixo.
Verifica-...





Related documents