O uso de bebidas alcoólicas pelos estudantes de enfermagem da universidade do estado do rio de janeiro fenf-uerj Report as inadecuate




O uso de bebidas alcoólicas pelos estudantes de enfermagem da universidade do estado do rio de janeiro fenf-uerj - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Fernanda de Assis ; Gertrudes Teixeira Lopes ;SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas 2005, 1 2

Author: Cíntia Leila de Araújo Marçal

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil de Araújo Marçal, Cíntia Leila; de Assis, Fernanda; Teixeira Lopes, Gertrudes O uso de bebidas alcoólicas pelos estudantes de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF-UERJ) SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, vol.
1, núm.
2, 2005, p.
0 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=80310203 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PELOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FENF-UERJ) Cíntia Leila de Araújo Marçal1; Fernanda de Assis2; Gertrudes Teixeira Lopes3 Resumo Problema do estudo: qual é o uso de bebidas alcoólicas pelos acadêmicos de Enfermagem da UERJ? Objetivos: identificar o uso de bebidas alcoólicas pelos acadêmicos da FENF-UERJ e verificar os fatores que levam à sua ingestão.
Estudo descritivo quantitativo investigou 177 estudantes do 1º ao 9º períodos, de abril a junho de 2004, mediante a aplicação de um questionário.
Os resultados evidenciaram que a maioria faz uso de bebida alcoólica, iniciando o beber entre 13 e 16 anos, por diversão, descontração e ficam alegres após a ingestão do álcool.
Para alguns o consumo cresceu após ingressar na universidade. Palavras-chave: enfermagem, estudantes de enfermagem, alcoolismo THE USE OF ALCOHOLIC DRINKS BY NURSING STUDENTS AT THE STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO (FENF-UERJ) Abstract This study aimed to identify alcohol use by nursing students and verify the factors that induce students to consume them.
A descriptive quantit...





Related documents