O caminho da loucura e a transformação da assistência aos portadores de sofrimento mental Report as inadecuate




O caminho da loucura e a transformação da assistência aos portadores de sofrimento mental - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria Luisa L. de Castro Valente ;SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas 2008, 4 2

Author: Helena de Fátima Bernardes Millani

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas ISSN: 1806-6976 rev_smad@eerp.usp.br Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil Bernardes Millani, Helena de Fátima; Castro Valente, Maria Luisa L.
de O CAMINHO DA LOUCURA E A TRANSFORMAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, vol.
4, núm.
2, 2008, pp.
1-19 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=80313056008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O CAMINHO DA LOUCURA E A TRANSFORMAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL Helena de Fátima Bernardes Millani1; Maria Luisa L.
de Castro Valente2 Resumo O texto parte de novos conceitos e práticas da psiquiatria que atravessam o contexto da saúde mental coletiva, aborda o desenvolvimento histórico que favorece o entendimento para a construção de novas formas sociais e técnicas no lidar com a loucura, a doença mental e o sofrimento humano.
Destaca, ainda, que o atendimento ao portador de transtorno mental sofreu vários processos de transformação, passando da institucionalização para os serviços de atenção psicossocial, realizando a mudança do paradigma “doença-cura” pelo “existênciasofrimento”. Palavras-chave: psicologia social, institucionalização, saúde mental LOS CAMINOS DE LA LOCURA Y LA TRANSFORMACIÓN DE LA ATENCIÓN A LOS PORTADORES DE SUFRIMIENTO MENTAL Resumen El texto parte de nuevos conceptos y prácticas de la psiquiatría que atraviesan el contexto de la salud mental colectiva, considerando el desarrollo histórico que favorece el entendimiento para la construcción de nuevos maneras sociales y técnic...





Related documents