As barreiras tarifárias no mercado internacional de produtos florestais Report as inadecuate




As barreiras tarifárias no mercado internacional de produtos florestais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

CERNE 2009, 15 1

Author: Orlando Monteiro da Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



CERNE ISSN: 0104-7760 cerne@dcf.ufla.br Universidade Federal de Lavras Brasil Monteiro da Silva, Orlando AS BARREIRAS TARIFÁRIAS NO MERCADO INTERNACIONAL DE PRODUTOS FLORESTAIS CERNE, vol.
15, núm.
1, enero-marzo, 2009, pp.
35-40 Universidade Federal de Lavras Lavras, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74413015005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AS BARREIRAS TARIFÁRIAS NO MERCADO INTERNACIONAL DE PRODUTOS FLORESTAIS As barreiras tarifárias no mercado internacional. 35 Orlando Monteiro da Silva1 (recebido: 12 de maio de 2008; aceito: 28 de novembro de 2008) RESUMO: O Brasil é um grande participante do mercado internacional de produtos florestais, ocupando a quinta posição em termos de valor.
Apesar de ter exportado mais de oito bilhões de dólares em 2007, o país ainda enfrenta barreiras tarifárias significativas. Objetivou-se, neste estudo, apresentar e discutir as tarifas que vigoram no mercado internacional, para os produtos florestais exportados pelo Brasil.
A análise das taxas cobradas por 180 países mostrou valores médios de 11% para madeira e produtos de madeira e de 3,76% para pasta celulósica.
As tarifas aplicadas aos produtos florestais não são muito elevadas se comparadas às tarifas de outros setores da economia, mas se reduzidas poderiam elevar significativamente a receita do setor, por serem aplicadas justamente sobre os produtos de maior demanda de exportação. Palavras-chave: Tarifas, acesso aos mercados, exportações, produtos florestais. TARIFF BARRIERS IN THE INTERNATIONAL MARKET OF FOREST PRODUCTS ABSTRACT: Brazil is a great participant in the international market of forest products, occupying the fifth position in terms of value. In spite of ha...





Related documents