Potencial de dispersão de tecoma stans e atributos químicos de alguns solos do paraná Report as inadecuate




Potencial de dispersão de tecoma stans e atributos químicos de alguns solos do paraná - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Celina Wisniewski ;CERNE 2009, 15 1

Author: Edgard Alfredo Bredow

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



CERNE ISSN: 0104-7760 cerne@dcf.ufla.br Universidade Federal de Lavras Brasil Bredow, Edgard Alfredo; Wisniewski, Celina POTENCIAL DE DISPERSÃO DE Tecoma stans E ATRIBUTOS QUÍMICOS DE ALGUNS SOLOS DO PARANÁ CERNE, vol.
15, núm.
1, enero-marzo, 2009, pp.
27-34 Universidade Federal de Lavras Lavras, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74413015004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto POTENCIAL DISPERSÃO DE Tecoma stans E ATRIBUTOS QUÍMICOS DE ALGUNS Potencial de dispersão deDE Tecoma stans e atributos. SOLOS DO PARANÁ1 27 Edgard Alfredo Bredow2, Celina Wisniewski3 (recebido: 7 de dezembro de 2007; aceito: 28 de novembro de 2008) RESUMO: Objetivou-se, neste trabalho, correlacionar características invasoras (área foliar, biomassa, e o potencial de dispersão) de Tecoma stans (L.) Jussieu ex.
Kunth (BIGNONIACEAE), conhecida como amarelinho.
O experimento foi desenvolvido a partir de estacas em vasos com quatro diferentes tipos de solos do estado do Paraná, conduzido a céu aberto seguindo delineamento em blocos ao acaso com quatro tratamentos e cinco repetições.
Os solos foram analisados quanto ao pH, CTC, teores de C, Al3 , macro e micronutrientes, areia, silte e argila.
Após seis meses, determinou-se o peso seco das folhas, a área foliar e o Potencial de Dispersão, calculado atribuindo-se valores numéricos de 1 a 4 para as fenofases presentes.
Os teores de macro e micronutrientes (com exceção do K e do Fe) foram altos em todos os solos.
As correlações entre o potencial de dispersão o pH e o V% foram positivas e significativas e com a CTC efetiva, o teor de Fe e o teor de argila foram negativos.
Não foram encontradas correlações significativas entre o potencial de disp...





Related documents