Análise de fatores que influenciam o preço da madeira em tora para processamento mecânico no paraná Report as inadecuate




Análise de fatores que influenciam o preço da madeira em tora para processamento mecânico no paraná - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

João Carlos Garzel Leodoro da Silva ; Humberto Ângelo ; Blas Enrique Caballero Nuñez ;CERNE 2010, 16 2

Author: Alexandre Nascimento de Almeida

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



CERNE ISSN: 0104-7760 cerne@dcf.ufla.br Universidade Federal de Lavras Brasil Nascimento de Almeida, Alexandre; Garzel Leodoro da Silva, João Carlos; Ângelo, Humberto; Caballero Nuñez, Blas Enrique Análise de fatores que influenciam o preço da madeira em tora para processamento mecânico no Paraná CERNE, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2010, pp.
243-250 Universidade Federal de Lavras Lavras, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74421665016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DE FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DA MADEIRA EM Análise de fatoresANÁLISE que influenciam o preço da madeira . TORA PARA PROCESSAMENTO MECÂNICO NO PARANÁ 243 Alexandre Nascimento de Almeida1, João Carlos Garzel Leodoro da Silva2, Humberto Ângelo3, Blas Enrique Caballero Nuñez4 (recebido: 5 de novembro de 2008; aceito: 31 de março de 2010) RESUMO: O entendimento da formação do preço é determinante para o planejamento das atividades de qualquer empresa, tornandose mais importante para o segmento florestal, visto o logo-prazo necessário para a produção de madeira.
Neste trabalho, objetivouse estimar as elasticidades das principais variáveis que afetam o preço da madeira para o processamento mecânico no mercado paranaense.
Para tanto, foi estimado um modelo econométrico que contou com as seguintes variáveis explicativas: a) renda per capita, b) taxa de câmbio, c) preço pago pelo mercado de celulose e d) produtividade.
As estimativas foram realizadas por meio do método de mínimos quadrados ordinários (MQO) na forma funcional logarítmica.
Os dados foram anuais e referem-se ao período de 1988 a 2004. Os resultados indicaram uma sensibilidade elástica à produtividade, próxima a unitária ...





Related documents