Modelagem não linear do perfil longitudinal de fustes de pinus oocarpa Report as inadecuate




Modelagem não linear do perfil longitudinal de fustes de pinus oocarpa - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Adriano Ribeiro de Mendonça ; Samuel de Pádua Chaves e Carvalho ; Natalino Calegario ;CERNE 2010, 16 2

Author: Daniel Carlos Horle

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



CERNE ISSN: 0104-7760 cerne@dcf.ufla.br Universidade Federal de Lavras Brasil Horle, Daniel Carlos; Ribeiro de Mendonça, Adriano; de Pádua Chaves e Carvalho, Samuel; Calegario, Natalino Modelagem não linear do perfil longitudinal de fustes de Pinus oocarpa CERNE, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2010, pp.
177-184 Universidade Federal de Lavras Lavras, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74421665008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto NÃO Modelagem MODELAGEM do perfil de fustes de LINEAR árvores.DO PERFIL LONGITUDINAL DE FUSTES DE Pinus oocarpa 177 Daniel Carlos Horle1, Adriano Ribeiro de Mendonça2, Samuel de Pádua Chaves e Carvalho3, Natalino Calegario4 (recebido: 8 de julho de 2008; aceito: 31 de março de 2010) RESUMO: Com o aumento da demanda de produtos florestais no mercado, o incentivo à pesquisas que aperfeiçoem a obtenção de multiprodutos das florestas com o menor custo é cada vez maior.
Objetivou-se, neste trabalho, avaliar a precisão de um modelo linear (polinômio do 5° grau) e de um modelo não linear (logístico) na estimativa do perfil do fuste de Pinus oocarpa.
A base de dados utilizada foi de um plantio de Pinus oocarpa, localizado no Triângulo Mineiro, originada da cubagem rigorosa de 140 árvores.
As equações ajustadas foram avaliadas pelos seguintes critérios: critério de informação de Akaike, critério de informação Bayseiano, análise gráfica de resíduos e erro padrão da estimativa.
O modelo logístico apresentou-se mais preciso na estimativa do perfil do fuste de Pinus oocarpa. Palavras-chave: Manejo, biometria, afilamento. LONGITUDINAL NONLINEAR MODELLING OF STEM PROFILE OF Pinus oocarpa ABSTRACT: The increase of forest products demand in t...





Related documents