Organizações empresariais e ação política no brasil a partir dos anos 80 Report as inadecuate




Organizações empresariais e ação política no brasil a partir dos anos 80 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2003, 3 2

Author: Denise B. Gros

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Gros, Denise B. Organizações empresariais e ação política no Brasil a partir dos anos 80 Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
3, núm.
2, julho-dezembro, 2003, pp.
273-300 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74230203 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 273 Organizações empresariais e ação política no Brasil a partir dos anos 80 Denise B.
Gros1 Democracia econômica é uma das muitas expressões que não passam de tolices populares - no caso, uma contradição em termos - mas que são utilizadas para justificar maior intervenção estatal na economia, cujos resultados são lesões à liberdade individual e ao direito de propriedade, além de menor eficiência no uso de recursos escassos.
(.) a grande maioria dos problemas econômicos pode ser resolvida via mercado, na base de decisões individuais.
E o processo de mercado é sabidamente mais eficiente, mais eficaz, mais efetivo do que o processo político.
(IL Notícias 6, maio 1992). A citação acima, retirada de um boletim mensal divulgado pelos Institutos Liberais, reflete uma das tendências que se encontra no universo das organizações empresariais no Brasil das últimas décadas.
Esse universo é bastante complexo e heterogêneo, pois inclui organizações de natureza e objetivos muito diferenciados. Existem organizações empresariais para defesa de interesses econômicos ou corporativos, como os sindicatos, federações e associações setoriais, bem como organizações de defesa de interesses políticos, as ...





Related documents