Neoliberalismo, cidadania e saúde: a recente reorganização do sistema público de saúde no brasil Report as inadecuate




Neoliberalismo, cidadania e saúde: a recente reorganização do sistema público de saúde no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 1

Author: Nadia Lucia Fuhrmann

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Fuhrmann, Nadia Lucia Neoliberalismo, Cidadania e Saúde: A recente reorganização do Sistema Público de Saúde no Brasil Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
1, janeiro-junho, 2004, pp.
111-131 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240108 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Neoliberalismo, Cidadania e Saúde: A recente reorganização do Sistema Público de Saúde no Brasil Nadia Lucia Fuhrmann1 Introdução A saúde se constitui numa dimensão necessária para a existência e dignidade humana.
Nesse sentido, as políticas de saúde pública assumem importância vital enquanto estratégias governamentais, capazes de criar condições sanitárias favoráveis, visando preservar a saúde dos membros de uma sociedade.
As políticas de saúde no Brasil sempre foram focalizadas, ou seja, destinadas aos segmentos sociais menos favorecidos economicamente. ____________ 1 Socióloga, especialista em Trabalho na Sociedade Brasileira, mestre e doutora em Serviço Social pela Pucrs.
Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais da Faculdade de Serviço Social, na Pucrs, e professora convidada no Centro Educacional de Pós-graduação em Saúde São Camilo Sul.
Endereço: nfuhrmann@terra.com.br. Civitas, Porto Alegre, v.
4, nº 1, jan.-jun.
2004 112 Civitas – Revista de Ciências Sociais v.
4, nº 1, jan.-jun.
2004 Essa prática governamental gerou no bojo da sociedade brasileira uma compreensão de saúde pública enquanto assistencialismo...





Related documents