Propriedade e contrato social um breve incurso no relacionamento entre estado e associações de trabalhadores a partir de c. b. macpherson Report as inadecuate




Propriedade e contrato social um breve incurso no relacionamento entre estado e associações de trabalhadores a partir de c. b. macpherson - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 1

Author: Neiva Oliveira Afonso

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Oliveira Afonso, Neiva Propriedade e contrato social Um breve incurso no relacionamento entre estado e associações de trabalhadores a partir de C.
B.
Macpherson Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
1, janeiro-junho, 2004, pp.
57-71 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240105 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Propriedade e contrato social Um breve incurso no relacionamento entre estado e associações de trabalhadores a partir de C.
B.
Macpherson Neiva Afonso Oliveira1 A apresentação de uma análise da Thesis de Crawford Macpherson2 interessa-nos por duas razões prioritárias.
A primeira delas diz respeito à temática desenvolvida.
Trata-se de uma descrição acerca do relacionamento entre estado e corporações ou associações voluntárias que desemboca, em última instância, na vigilância exercida pelo estado sobre as corporações.
A grande questão de ____________ 1 Doutora em Filosofia Política pela Pucrs, é professora na Univ.
Católica de Pelotas e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Univ.
Federal de Pelotas; pesquisa sobre Ética, Filosofia Política e Políticas Públicas.
Participou de missão de trabalho ligada ao Projeto de Pesquisa intitulado Movimentos sociais e luta por direitos de cidadania: uma comparação Brasil-Alemanha Publicou Rousseau e Rawls: contrato em duas vias (Pucrs, 2000) e diversos artigos, entre os quais Da crítica ao liberalismo a uma criptoética liberal: os contratualismos de Rousseau e Rawls (Dissertatio, n.
10...





Related documents