Movimentos antiglobalização e cooperação securitária na união européia Report as inadecuate




Movimentos antiglobalização e cooperação securitária na união européia - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2004, 4 2

Author: Carlos S. Arturi

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Arturi, Carlos S. Movimentos antiglobalização e cooperação securitária na União Européia Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
4, núm.
2, julho-dezembro, 2004, pp.
285-302 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74240205 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Movimentos antiglobalização e cooperação securitária na União Européia Carlos S.
Arturi* As manifestações antiglobalização econômica de Seattle, Praga, Nice, Gênova e as três edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre (respectivamente em 2001, 2002 e 2003), atestam o forte crescimento dos movimentos de contestação política de uma ordem mundial baseada, de modo quase exclusivo, nas dimensões econômica e intergovernamental.
A indefinição e os conflitos da nova ordem mundial após a Guerra Fria estimularam igualmente o surgimento e a manifestação destes movimentos transnacionais, onde encontra-se uma ampla diversidade de grupos tanto no que diz respeito as suas formas de organização, atuação e objetivos, quanto aos recursos de que dispõem.
Adota-se o qualificativo de “altermundialistas” para estes movimentos contestatórios, pois muitos deles propõem uma mundialização alternativa, ou “neoglobalização”, baseada em premissas diferentes daquelas * Professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Realizou seu doutorado no Institut d’Etudes Politiques d...





Related documents