De fhc a lula. uma década de política externa 1995-2005 Report as inadecuate




De fhc a lula. uma década de política externa 1995-2005 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2005, 5 2

Author: Paulo Fagundes Vizentini

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Fagundes Vizentini, Paulo De FHC a Lula.
Uma década de política externa (1995-2005) Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
5, núm.
2, julho-dezembro, 2005, pp.
381-397 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74250209 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto De FHC a Lula Uma década de política externa (1995-2005) Paulo Fagundes Vizentini* Introdução A política externa brasileira conheceu notável evolução nos últimos dez anos, que compreendem os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso e a primeira parte do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Este período teve inicio no auge do modelo neoliberal da globalização, com a idéia de que o país deveria se inserir no novo cenário internacional numa perspectiva de ampla abertura aos fluxos comerciais e financeiros.
Mas a isso, seguiram-se a instabilidade financeira internacional, o colapso da Argentina e os atentados de 11 de setembro de 2001, que ensejaram a guerra ao terrorismo da administração Bush.
Uma inflexão foi esboçada por FHC ao longo do seu segundo mandato, formulando, ainda que timidamente, uma postura mais crítica em relação à globalização e a Alca, bem como uma iniciativa de integração sul-americana. O governo Lula deu nova dimensão à diplomacia brasileira, reforçando a atuação internacional do país, especialmente em relação à América do Sul, aos organismos internacionais e às potências emergentes do Sul.
Neste sentido, o presente artigo visa analisar esta trajetória em seus fundame...





Related documents