Perspectivas contemporâneas para a constituição de redes de políticas públicas Report as inadecuate




Perspectivas contemporâneas para a constituição de redes de políticas públicas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2005, 5 1

Author: Hermílio Santos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Santos, Hermílio Perspectivas contemporâneas para a constituição de redes de políticas públicas Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
5, núm.
1, janeiro-junho, 2005, pp.
59-68 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74250104 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Perspectivas contemporâneas para a constituição de redes de políticas públicas Hermílio Santos* O estudo de políticas públicas se dedica em geral a analisar os seus conteúdos, seus impactos ou ainda o processo de sua formulação e implementação.
O presente artigo irá se deter a este último aspecto.
O tema proposto aqui será abordado em três momentos distintos.
Em um primeiro momento discute-se a capacidade do Estado brasileiro cumprir, com eficiência, o papel de formulador e implementador dessas políticas.
Em seguida será realizado um esforço tentativo de apontar uma possível alternativa para o processo de formulação de políticas públicas fundado na complexa interação de atores estatais e não-estatais através da constituição de redes de políticas públicas.
Por último, serão analisados brevemente um exemplo que demonstra a incapacidade de otimizar os recursos públicos e privados na implementação de políticas públicas e um outro que demonstra precisamente a potencialidade para a constituição do que se convencionou chamar de “redes de políticas públicas”. * Doutor em Ciência Política pela Freie Universität Berlin.
Professor do Programa de PósGraduação em Ciências Sociais...





Related documents