Redes de políticas públicas e a condução de sociedades complexas Report as inadecuate




Redes de políticas públicas e a condução de sociedades complexas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

CivitasRevista de Ciências Sociais 2005, 5 1

Author: Volker Schneider

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Civitas - Revista de Ciências Sociais ISSN: 1519-6089 civitas@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Schneider, Volker Redes de políticas públicas e a condução de sociedades complexas Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol.
5, núm.
1, janeiro-junho, 2005, pp.
29-58 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=74250103 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Redes de políticas públicas e a condução de sociedades complexas Volker Schneider* Na ciência política atual, dois conceitos têm atrás de si uma carreira impressionante: os conceitos de “rede” e “governança”.
Ambos surgiram durante os anos 1970, principalmente na sociologia, e se espalharam durante os anos 1980 e 1990 também para outras disciplinas das ciências sociais, como a ciência política e a ciência econômica.
Ambos os conceitos colocam em questão as estruturas e os contextos das relações entre Estado e sociedade, embora ambos representem basicamente idéias muito antigas.
Contudo, no discurso teórico dos anos 1980 e 1990 foram “enriquecidos” com novos significados e se constituíram em conceitos que se referem a uma transformação do Estado e a uma relação modificada entre Estado e sociedade.
Ambos os conceitos pontuam que a solução de problemas políticos modernos e relevantes por meio de políticas públicas somente é possível com base em novas estruturas políticas. Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de conceber redes de políticas públicas como uma nova forma de governança política e aqui relati- * Professor da Universität Konstanz, Alemanha.
volker.Schneider@uni-konstan...





Related documents