As professoras primárias da guanabara de lacerda: a construção do tipo antropológico Report as inadecuate




As professoras primárias da guanabara de lacerda: a construção do tipo antropológico - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

EccoS Revista Científica 2007, 9 1

Author: Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil da Gama Cabral Coutinho, Maria Angélica As professoras primárias da Guanabara de Lacerda: a construção do tipo antropológico EccoS Revista Científica, vol.
9, núm.
1, janeiro-junho, 2007, pp.
135-156 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71590108 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A s professoras primárias da Guanabara de L acerda: a construção do tipo antropológico Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho Mestra em Educação – UERJ; Professora – Universidade Cândido Mendes e Universidade Estácio de Sá e da Rede oficial do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ [Brasil] mariangelicacoutinho@ig.com.br A r t i g o s Neste artigo, analisa-se a representação das professoras primárias do Estado da Guanabara, adotando como referência a análise do que Cornelius Castoriadis denominou de “o tipo antropológico”, durante o primeiro governo de Lacerda.
Discute-se, ainda, como essas professoras foram profundamente marcadas por essa gestão. Palavras-chave: Educação.
Guanabara.
Professora primária. Tipo antropológico. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v.
9, n.
1, p.
136-156, jan.-jun.
2007. 135 1 E c c o S – R e v i s t a C i e n t í f i c a 136 Introdução Em 1960, Brasília tornou-se a capital federal da República do Brasil. Este fato assumiu uma grande importância para a cidade do Rio de Janeiro, posto que, nesse momento, estruturava-se a Guanabara – a nova unidade da federação.
O acontecimento exigiu a organização da primeira eleição para governador.
A disputa eleitoral é bastante acirrada, envolv...





Related documents