A proposta da escola oratório salesiana: o caso da cidade dom bosc o corumbá, mato gross o, 1957-1973 Report as inadecuate




A proposta da escola oratório salesiana: o caso da cidade dom bosc o corumbá, mato gross o, 1957-1973 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Odinea de Oliveira Arruda ;EccoS Revista Científica 2007, 9 1

Author: Silvia Helena Andrade de Brito

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Andrade de Brito, Silvia Helena; de Oliveira Arruda, Odinea A proposta da Escola Oratório Salesiana: o caso da Cidade Dom Bosc o (Corumbá, Mato Gross o, 1957-1973) EccoS Revista Científica, vol.
9, núm.
1, janeiro-junho, 2007, pp.
115-134 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71590107 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A proposta da Escola Oratório Salesiana: o caso da Cidade Dom Bosco (Corumbá, Mato Grosso, 1957-1973) Silvia Helena Andrade de Brito* Odinea de Oliveira Arruda** Esse artigo tem como objeto a Cidade Dom Bosco (em 1957, quando de sua criação, chamada Escola Alexandre Aurélio de Castro), situada no atual bairro Dom Bosco.
Observando e analisando os parâmetros e diretrizes da educação salesiana entre os anos 1957 e 1973, discute-se como foi implantada essa instituição escolar, cujo objetivo era promover a ‘integração’ do aluno oriundo da classe trabalhadora à sociedade. Essa ação teve como cerne o ethos salesiano para a educação, com base no ‘sistema preventivo’ de Dom Bosco, visando materializar a chamada Escola Oratório.
Ela possuía características particulares em relação a outras iniciativas salesianas, pois se colocou na condição de amparo para toda a classe trabalhadora do município.
Igualmente, por meio dessa instituição, estendeu-se o projeto social salesiano, que vislumbra na escola o caminho não para sair da condição de classe trabalhadora, mas para ascender socialmente nesse mesmo universo. *Doutora em História da Educação; Professora nos cursos de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduaçã...





Related documents