Direitos humanos: um desafio aos educadores Report as inadecuate




Direitos humanos: um desafio aos educadores - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

EccoS Revista Científica 2008, 10 2

Author: Eneida Gonçalves de Macedo Haddad

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Gonçalves de Macedo Haddad, Eneida DIREITOS HUMANOS: UM DESAFIO AOS EDUCADORES EccoS Revista Científica, vol.
10, núm.
2, julio-diciembre, 2008, pp.
463-476 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71511645010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Direitos humanos: um desafio aos educadores1 Eneida Gonçalves de Macedo Haddad Doutora em Sociologia e Mestre em Antropologia Social – USP; Socióloga, coordenadora–adjunta do IBCCRIM; Docente no Curso de Direito da FAAP e da Uninove. São Paulo – SP [Brasil] enhaddad@uol.com.br 1 O conteúdo deste artigo foi apresentado em 25 de setembro de 2008, na mesa-redonda “Escola e criança; feitas uma para a outra: há lugar para pessoas idosas?” Este artigo aborda o papel que o ensino oferecido nas escolas pode assumir na humanização das relações sociais, na resistência à barbarie. Todos – crianças, adultos e velhos – são produtos e produtores de experiências vividas e construídas, individual e coletivamente, que trazem as marcas da heterogeneidade social e cultural.
O trabalho educacional, formando cidadãos numa nova ética e humanismo, contribuirá para construção de outras formas de sociabilidade, não alicerçadas na simples troca material e em estereótipos cristalizados.
Os direitos humanos como concepção educativa e estratégia didático-organizativa devem fundamentar a pedagogia da vida e da afirmação da alteridade. A r t i g o s Palavras-chave: Barbárie.
Direitos humanos.
Velhice.
Infância. Alteridade. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v.
10, n. 2, p. 463-476, jul.-dez. 2...





Related documents