A escola guaicuru: vivendo uma nova lição: a relação entre ge stão e financiamento para o ensino médio Report as inadecuate




A escola guaicuru: vivendo uma nova lição: a relação entre ge stão e financiamento para o ensino médio - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Jorge Luis DAvila ;EccoS Revista Científica 2008, 10 2

Author: Maria Dilnéia Espíndola Fernandes

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Espíndola Fernandes, Maria Dilnéia; DAvila, Jorge Luis A ESCOLA GUAICURU: VIVENDO UMA NOVA LIÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE GE STÃO E FINANCIAMENTO PARA O ENSINO MÉDIO EccoS Revista Científica, vol.
10, núm.
2, julio-diciembre, 2008, pp.
419-438 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71511645008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: a relação entre gestão e financiamento para o Ensino Médio1 Maria Dilnéia Espíndola Fernandes* Jorge Luis D’Avila** Este trabalho desvela a relação entre a gestão e o financiamento para o Ensino Médio em Mato Grosso do Sul no período de 1999 a 2002, quando foi implantada a proposta educacional “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”.
Para desvelar a relação entre a gestão e o financiamento para o Ensino Médio no estado, verificaram-se a legislação, os programas e os projetos educacionais em âmbito federal e estadual, bem como os documentos produzidos pelas Secretarias de Estado de Educação e de Gestão e Controle que nortearam a política educacional do estado no período.
Constatou-se que a relação entre gestão e financiamento para Ensino Médio materializou uma política educacional que não conseguiu reverter historicamente os saldos de exclusão dessa etapa da educação básica no estado.
Assim, embora tal proposta apresentasse como pressuposto uma pedagogia da contra-hegemonia, a prática materializada pela política educacional não conseguiu efetivar tal pressuposto. *Doutora em Educação – Unicamp; Professora do Programa de Pós-Graduaç...





Related documents