Educação a distância: formação e avaliação Report as inadecuate




Educação a distância: formação e avaliação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

EccoS Revista Científica 2008, 10 2

Author: José Rubens L. Jardilino

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Jardilino, José Rubens L. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO EccoS Revista Científica, vol.
10, núm.
2, julio-diciembre, 2008, pp.
275-279 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71511645001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Educação a Distância: formação e avaliação No debate sobre a Educação a Distância (EAD), passada a onda mistique esoterique da sedução pelos meios digitais como única fonte de “conhecimento” dessa modalidade de ensino, duas questões vêm chamando a atenção dos pesquisadores da área – os processos formativos e avaliativos.
Sobre essa questão específica tratará o dossiê deste número. A professora Romanowski, em “Avaliação da aprendizagem na educação a distância: análise da prática para início de conversa”, apresenta um estudo sobre os processos de avaliação numa experiência singular de um curso de graduação oferecido na modalidade a distância.
A proposta do referido estudo é examinar e analisar as práticas de avaliação a partir dos problemas e conflitos manifestados no confronto da proposta expressa no projeto do curso e sua realização prática.
Sua análise está baseada nas concepções de avaliação da aprendizagem considerando os princípios da avaliação formativa e diagnóstica nos processos de regulação da aprendizagem e da metacognição. Como explicita a autora, “Compreende a avaliação como processo articulado entre conteúdo, forma e objetivos de ensino em que professores e alunos geram alternativas para os problemas oriundos da prática pedagógica.
Essa an...





Related documents