Mudanças nas universidades públicas no contexto da mundialização do capital Report as inadecuate




Mudanças nas universidades públicas no contexto da mundialização do capital - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

EccoS Revista Científica 2008, 10 Esp

Author: João dos Reis Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



EccoS Revista Científica ISSN: 1517-1949 eccos@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil dos Reis Silva, João Mudanças nas universidades públicas no contexto da mundialização do capital EccoS Revista Científica, vol.
10, núm.
Esp, julho, 2008, pp.
95-131 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=71509905 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Mudanças nas universidades públicas no contexto da mundialização do capital João dos Reis Silva Júnior 1 Professor do Centro de Educação e Ciências Humanas do Departamento de Educação – UFSCar; Pesquisador CNPq. São Carlos – SP [Brasil] ir@power.ufscar.br Introdução Em artigo do prof.
Márcio Pochman, da Universidade Estadual de Campinas, e presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas, publicado na Folha de S.
Paulo do dia 21 de março de 2008, intitulado “Riqueza concentrada e trabalho em excesso”, podia-se ler sobre as modificações nas formas de produção de valor pelas modificações ocorridas e a ocorrer em face da nova proporção da renda com origem no trabalho material e no imaterial, bem como as suas conseqüências. Segundo o economista, para cada “R$ 1 de riqueza gerada no mundo a partir do esforço físico do trabalho do homem em 2006, havia R$ 9 de responsabilidade do trabalho de natureza imaterial.” Sua afirmação considera “a composição do Produto Interno Bruto (PIB) acrescido do conjunto de ativos financeiros em circulação no planeta, que permite associar o trabalho imaterial às atividades terciárias da estrutura de produção de riqueza”.
Para ele, portanto, ainda que se considere essa proporção, a produção do valor encontra-se no setor industri...





Related documents