Denuncie agora: uma análise da e-participação no site urbanias Report as inadecuate




Denuncie agora: uma análise da e-participação no site urbanias - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria Paula Almada ; Nina Santos ;Sociedade e Cultura 2012, 15 1

Author: Rafael Cardoso Sampaio

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Cardoso Sampaio, Rafael; Almada, Maria Paula; Santos, Nina Denuncie agora: uma análise da e-participação no site Urbanias Sociedade e Cultura, vol.
15, núm.
1, enero-junio, 2012, pp.
71-86 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70324609008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5216-sec.v15i1.20674 Denuncie agora: uma análise da e-participação no site Urbanias Rafael Cardoso Sampaio Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Universidade Federal da Bahia) cardososampaio@yahoo.com.br Maria Paula Almada Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Universidade Federal da Bahia) mariapaula.almada@yahoo.com.br Nina Santos Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Universidade Federal da Bahia) ninocasan@gmail.com Resumo Esse artigo propõe uma análise da iniciativa digital civil do Urbanias, um site usado para o envio de denúncias de problemas locais na cidade de São Paulo.
Para tanto, montamos um modelo complexo de avaliação de e-participação, que considera a) quem participa; b) como participa; e c) resultados da participação.
Com esse objetivo, foram realizadas entrevistas com os gestores, uma avaliação da qualidade técnica do site e uma avaliação qualitativa das denúncias (n=282) e dos comentários realizados. Ao fim, concluímos que o Urbanias tem pouco potencial para engajamento e deliberação, mas pode efetivamente incrementar a transparência e o controle da população em relação ao governo municipal da cidade de São Paulo. Palavras-chave: e-participação, democracia digital, Urbanias....





Related documents