Professores-as: multiplicadores-as de educação em direitos humanos Report as inadecuate




Professores-as: multiplicadores-as de educação em direitos humanos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade e Cultura 2013, 16 2

Author: Vera Maria Candau

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Candau, Vera Maria Professores-as: multiplicadores-as de educação em direitos humanos Sociedade e Cultura, vol.
16, núm.
2, julio-diciembre, 2013, pp.
309-314 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70332866008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Professores-as: multiplicadores-as de educação em direitos humanos Vera Maria Candau Doutora em Educação, pela Universidad Complutense de Madrid. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil r.sousalima@uol.com.br Resumo Os direitos humanos constituem um dos eixos centrais da problemática das sociedades contemporâneas.
Para afirmá-los, a educação em direitos humanos vem desenvolvendo-se cada vez com maior força no Brasil, tanto do ponto de vista normativo como das políticas públicas e das atividades promovidas pelas organizações da sociedade civil. No entanto, é possível constatar que ainda são frágeis e pouco frequentes a discussão e a reflexão sobre o sentido da educação em direitos humanos nas nossas instituições de ensino.
O presente trabalho defende a tese de que a formação continuada de professores-as constitui um espaço privilegiado para a incorporação da educação em direitos humanos nas nossas escolas, assim como para a formação de educadores-as como agentes multiplicadores comprometidos com os direitos humanos no âmbito educacional e na sociedade em geral.
Está estruturado em três partes, que abordam os seguintes aspectos: o sentido da educação em direitos humanos, a concepção de formação continuada a...





Related documents