O slow food e uma nova cultura alimentar Report as inadecuate




O slow food e uma nova cultura alimentar - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade e Cultura 2013, 16 1

Author: Daniel Coelho Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Coelho Oliveira, Daniel O slow food e uma nova cultura alimentar Sociedade e Cultura, vol.
16, núm.
1, enero-junio, 2013, pp.
205-207 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70329744019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O slow food e uma nova cultura alimentar PETRINI, Carlo.
Slow Food: princípios da nova gastronomia.
São Paulo: Editora Senac, 2009. Daniel Coelho Oliveira Doutorando em Ciências Sociais (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Professor da Universidade Estadual de Montes Claros daniel.coelhoo@yahoo.com.br O líder fundador do movimento Slow Food apresenta na obra os “princípios da nova gastronomia”, a origem, as especificidades e os princípios do movimento que se originou na Itália e em poucos anos se expandiu para todos os continentes.
Apesar do título, a obra se distancia do debate puramente gastronômico; trata-se de uma abordagem que mescla questões sociológicas, históricas e gastronômicas. Logo no início do texto, Carlo Petrini fala sobre o papel da gastronomia e qual deveria ser o novo comportamento gastrônomo, esse novo tipo de indivíduo que poderia ser chamado também de “coprodutor”.
A conduta desse novo sujeito, na visão de Petrini, deveria ser guiada por três princípios básicos: a ideia de bom, limpo e justo. A definição de “bom”, para o criador do Slow Food, é determinada por dois fatores subjetivos: o sabor sensorial, determinado pelas preferências individuais, e o saber cultural, ligado à história de cada comunidade e ao conjunto de conhecimentos acumulados por ela.
Na degustação,...





Related documents