A popularização de esfigmomanômetros e glicosímetros no bairro da guariroba, ceilândia-df Report as inadecuate




A popularização de esfigmomanômetros e glicosímetros no bairro da guariroba, ceilândia-df - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Soraya Fleischer ;Sociedade e Cultura 2013, 16 1

Author: Natalia Bezerra

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Bezerra, Natalia; Fleischer, Soraya A popularização de esfigmomanômetros e glicosímetros no bairro da Guariroba, Ceilândia-DF Sociedade e Cultura, vol.
16, núm.
1, enero-junio, 2013, pp.
181-191 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70329744017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A popularização de esfigmomanômetros e glicosímetros no bairro da Guariroba, Ceilândia-DF1 Natalia Bezerra Pesquisadora graduada em Antropologia (Universidade de Brasília) Brasília, Brasil natalia.almeida.unb@gmail.com Soraya Fleischer Doutora em Antropologia Social (Universidade de Brasília) Professora da Universidade de Brasília.
Brasília, Brasil soraya@unb.br Resumo Partindo de uma pesquisa etnográfica realizada com mulheres e homens que convivem com o diagnóstico de “hipertensos” e “diabéticos” pretende-se apresentar como os equipamentos tecnológicos de aferição da pressão arterial e da glicemia têm se popularizado intensamente em um bairro popular no Distrito Federal.
Sugerimos que esse é um fenômeno social novo e pouco pesquisado, que reúne complexos significados sobre doenças crônicas, atenção básica de saúde e relação equipes-pacientes.
O tipo de equipamento, os números, o leitor dos números, o espaço e o momento do dia em que tal medição ocorre e a comparação com medições anteriores são alguns dos aspectos considerados no uso e no entendimento dos esfigmomanômetros e glicosímetros.
Conversas e entrevistas com as pessoas adoentadas, bem como com profissionais de saúde, nos permitem perceber como é improdutivo conti...





Related documents