Eu sou o samba: sobre lugares, pessoas e pertencimento Report as inadecuate




Eu sou o samba: sobre lugares, pessoas e pertencimento - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade e Cultura 2013, 16 1

Author: Renata de Sá Gonçalves

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Sociedade e Cultura ISSN: 1415-8566 brmpechincha@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil de Sá Gonçalves, Renata Eu sou o samba: sobre lugares, pessoas e pertencimento Sociedade e Cultura, vol.
16, núm.
1, enero-junio, 2013, pp.
105-115 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=70329744011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Eu sou o samba: sobre lugares, pessoas e pertencimento1 Renata de Sá Gonçalves Doutora em Antropologia Cultural (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) sarenata2005@yahoo.com.br Resumo Este artigo está centrado na reflexão sobre determinados “lugares” associados ao samba da cidade do Rio de Janeiro, considerando aqueles considerados emblemáticos na literatura especializada sobre o tema.
O objetivo é compreender as relações entre o samba, as pessoas e os lugares, indicando os diversos arranjos territoriais, morais e afetivos que os engendram, como também a presentificação desses lugares nos movimentos sociais, nas manifestações festivas e nos processos de patrimonialização. Palavras-chave: samba, lugar, pertencimento, Rio de Janeiro, patrimônio cultural. Introdução N os centros e nas áreas periféricas de muitas cidades brasileiras, um número expressivo de pessoas, com interesses e projetos de vida os mais variados, integram grupos musicais, participam de rodas, divertem-se em bares, clubes, quadras e terreiros e apreciam essa expressão cultural que agrega música, dança, performance e encontros festivos.
A mídia televisiva e o relativo sucesso fonográfico atestam a expressividade dessa manifestação. Este artigo propõe uma discussão sobr...





Related documents