O estilo como elemento ligamentar entre stand-up comedy e literatura Report as inadecuate




O estilo como elemento ligamentar entre stand-up comedy e literatura - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ernani Cesar de Freitas ;IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2014, 37 2

Author: Luis Henrique Boaventura

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Boaventura, Luis Henrique; de Freitas, Ernani Cesar O estilo como elemento ligamentar entre stand-up comedy e Literatura Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
37, núm.
2, julio-diciembre, 2014, pp.
223-240 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69832559011 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, ISSN (Versão impressa): 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto O estilo como elemento ligamentar entre stand-up comedy e Literatura DOI 10.1590-1809-5844 201410 Luis Henrique Boaventura* Ernani Cesar de Freitas** Resumo Este trabalho discute uma aproximação entre Literatura e stand-up comedy.
O objetivo é investigar os traços de desfamiliarização do discurso contidos no stand-up comedy, do estilo dos seus textos e do que constitui a autoralidade de seus artistas.
Vamos examinar o texto do gênero, identificar neles traços deste estilo particular e singularizante e investigar o papel do estilo na mise-en-scène desta situação de Comunicação.
O marco teórico situa-se em Bakhtin (1997, 2012) e suas propostas acerca do estilo e do ato ético (filosofia do ato responsável), complementado por Charaudeau (2008, 2010a, 2010b), Maingueneau (2008, 2012) e Proença Filho (2005).
A pesquisa é descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa.
O corpus é composto por excertos de textos dos comediantes americanos Jerry Seinfeld e Mitch Hedberg.
Verificamos que a habilidade de prospectar o singular no que parece ordinário por meio da linguagem liricamente ref...





Related documents