Processos de consumo cultural e midiático: imagem dos ‘otakus’, do japão ao mundo Report as inadecuate




Processos de consumo cultural e midiático: imagem dos ‘otakus’, do japão ao mundo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Tatiane Hirata ;IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2014, 37 2

Author: Yuji Gushiken

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Gushiken, Yuji; Hirata, Tatiane Processos de consumo cultural e midiático: imagem dos ‘Otakus’, do Japão ao mundo Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
37, núm.
2, julio-diciembre, 2014, pp.
133-152 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69832559007 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, ISSN (Versão impressa): 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Processos de consumo cultural e midiático: imagem dos ‘Otakus’, do Japão ao mundo* DOI 10.1590-1809-5844 20146 Yuji Gushiken** Tatiane Hirata*** Resumo Na perspectiva teórica da Comunicação como cultura, este artigo tem como tema central a dimensão comunicacional dos processos culturais na contemporaneidade.
O objetivo é narrar e discutir a imagem difundida do grupo social denominado de Otaku, carregada de ambivalência a partir de sua origem no Japão e sua inserção no imaginário midiatizado em escala mundial.
No Japão, o imaginário Otaku carrega a conotação negativa de indivíduos fanáticos pelo consumo de produtos da cultura pop, de pouca tendência para a vida social e associados a comportamentos psicopatológicos e criminosos.
Em países da Ásia e no Brasil, o termo Otaku passou a designar os fãs de cultura pop japonesa, mas com características de uma juventude em busca de troca de informações e de novos modos de sociabilidade na vida urbana.
Na cultura mundializada, conclui-se que o imaginário Otaku se transforma na medida em que segmentos da juventude em diferentes paíse...





Related documents