Comunicação e mobilização: o movimento ‘não foi acidente’ e a campanha em torno de um problema público no brasil Report as inadecuate




Comunicação e mobilização: o movimento ‘não foi acidente’ e a campanha em torno de um problema público no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

IntercomRevista Brasileira de Ciências da Comunicação 2014, 37 2

Author: Terezinha Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Silva, Terezinha Comunicação e mobilização: o movimento ‘Não Foi Acidente’ e a campanha em torno de um problema público no Brasil Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol.
37, núm.
2, julio-diciembre, 2014, pp.
113-132 Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=69832559006 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, ISSN (Versão impressa): 1809-5844 intercom@usp.br Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Comunicação e mobilização: o movimento ‘Não Foi Acidente’ e a campanha em torno de um problema público no Brasil* DOI 10.1590-1809-584420145 Terezinha Silva** Resumo A partir da abordagem de acontecimento em Quéré (1997; 2005), de problema público em Gusfield (2009) e de enquadramento em Goffman (1991), o artigo analisa a emergência e as ações do movimento Não Foi Acidente, no desenvolvimento de uma campanha, potencializada por mídias sociais, para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular visando modificar o Código de Trânsito e endurecer a penalização para quem beber e dirigir. Analisa-se o conteúdo de matérias jornalísticas veiculadas em mídias eletrônicas e digitais, além de comentários postados por internautas no blog do NFA e em seu perfil no Facebook.
A análise mostra como a definição da situação-problema condiciona o tratamento proposto. Palavras chave: Comunicação e mobilização.
Movimento Não Foi Acidente. Álcool e volante.
Problema Público.
Acontecimento. Uma primeira versão deste artigo foi apresenta...





Related documents