Os paradigmas da comunicação Report as inadecuate




Os paradigmas da comunicação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Global Media Journal 2005, 2 3

Author: Luís Carlos Lopes

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Global Media Journal ISSN: 2007-2031 globalmedia_enespanol@hotmail.com Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey México Lopes, Luís Carlos Os Paradigmas da Comunicação Global Media Journal, vol.
2, núm.
3, primavera, 2005, p.
0 Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey Monterrey, México Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68720306 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Versión en español http:--gmje.mty.itesm.mx- Primavera 2005, volumen 2, número 3 globalmedia_enespanol@hotmail.com Os Paradigmas da Comunicação Luís Carlos Lopes 1 Universidade Federal Fluminense Resumo Este artigo é baseado em aspectos do relatório final de pesquisa do pós-doutorado (com bolsa do CNPq) de Luís Carlos Lopes na Sorbonne (Paris 1) sob a direção de Philippe Breton.
No texto que segue, há uma proposta de compreensão dos paradigmas do campo de estudo comunicacionais, a partir da discussão dos significados paradigmáticos das ciências de modo geral.
O autor discute igualmente as teorias e paradigmas propostos por Philippe Breton, no que se refere à compreensão do fenômeno comunicacional. O mapeamento do campo dos estudos comunicacionais e, especificamente, da pesquisa em comunicação coloca o problema dos paradigmas de onde partem os pesquisadores.
Este ponto de partida, além de ser sempre problemático, em qualquer área do saber humano, condiciona os passos da investigação e influencia suas conclusões.
Se a percepção humana também se baseia em dados apriorísticos aos sentidos, como já discutimos em outro texto , o pesquisador só pode ser compreendido, considerando-se os locais de onde sua pesquisa emerge. Obviamente, os paradigmas não são artefat...





Related documents