A escola em contexto sociolingüisticamente complexo e o apagamento das minorias étnico-lingüíticas na perspectiva do letramento Report as inadecuate




A escola em contexto sociolingüisticamente complexo e o apagamento das minorias étnico-lingüíticas na perspectiva do letramento - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Olhar de Professor 2002, 5 1

Author: Maria Pereira Ceres

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Olhar de Professor ISSN: 1518-5648 olhardeprofessor@uepg.br Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Brasil Pereira Ceres, Maria A escola em contexto sociolingüisticamente complexo e o apagamento das minorias étnico-lingüíticas na perspectiva do letramento Olhar de Professor, vol.
5, núm.
1, 2002, pp.
47-56 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68450105 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A ESCOLA EM CONTEXTO SOCIOLINGÜISTICAMENTE COMPLEXO E O APAGAMENTO DAS MINORIAS ÉTNICOLINGÜÍSTICAS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO THE SCHOOL INTO A COMPLEX SOCIOLINGUISTIC CONTEXT AND THE SUPPRESSION OF ETHNIC-LINGUISTICS MINORITICS IN THE LITERACY PERSPECTIVE Maria Ceres Pereira1 RESUMO Propõe-se discutir, a partir da noção de contexto sociolingüístico complexo, as relações que se estabelecem entre letramento e construção de identidade de crianças- adolescentes imersos em tal contexto.
Igualmente, procuram-se estabelecer as implicações inerentes a estas questões focalizadas com os impactos por ocasião da escolarização. Dentro desta perspectiva, o artigo localiza-se a partir dos pressupostos da Lingüística Aplicada, da Sociolingüística Interacional e a pesquisa abordada, na seqüência, centra-se nas bases da Etnografia de base americana cujo principal teórico é Frederick Erickson. Palavras-chave: letramento, escola, identidade étnico-lingüística ABSTRACT I intend to study the relationship between literacy and identity construction by children an teenagers taking as framework the notion of a sociolinguistically complex context.
I intend discuss the inevitable implications of the formal education impact on these poin...





Related documents