Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de química Report as inadecuate




Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de química - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Marcia Cunha Borin da ;Olhar de Professor 2003, 6 1

Author: Cristiane Beatriz Bosco Dal

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Olhar de Professor ISSN: 1518-5648 olhardeprofessor@uepg.br Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Brasil Bosco Dal, Cristiane Beatriz; Cunha Borin da, Marcia Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química Olhar de Professor, vol.
6, núm.
1, 2003, pp.
185-194 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68460113 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química Didactic material production: tool for the updating of curricula and revision of the pedagogic practice of Chemistry Cristiane Beatriz Dal Bosco1 Marcia Borin da Cunha2 RESUMO Na maioria dos casos o planejamento didático realizado pelos professores reduz-se à reprodução do livro didático adotado, repleto de informações memorizáveis, definições, regras, fórmulas, assuntos sem relação.
Muitos assuntos importantes são relegados a segundo plano, como por exemplo os assuntos relacionados à questão ambiental, tão presentes no dia-a-dia das pessoas e indicado como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
É preciso que o professor abandone o uso exclusivo do livro didático e busque novas formas de tratamento dos conceitos químicos.
Uma alternativa é a produção de materiais didáticos pelo próprio professor.
O presente artigo relata uma experiência bem sucedida de um grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná que produziu um material didático relacionando os conceitos de Cinética Química a temas ambientais.
Este material foi d...





Related documents