Formação continuada e certificação de professores Report as inadecuate




Formação continuada e certificação de professores - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Olhar de Professor 2004, 7 1

Author: Carlos Roberto Cury Jamil

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Olhar de Professor ISSN: 1518-5648 olhardeprofessor@uepg.br Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Brasil Cury Jamil, Carlos Roberto Formação Continuada e Certificação de Professores Olhar de Professor, vol.
7, núm.
1, 2004, pp.
187-193 Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=68470113 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Formação Continuada e Certificação de Professores1 Carlos Roberto Jamil CURY* FUNDAMENTAÇÃO O Sistema Nacional de Formação Continuada e Certificação de Professores não é uma questão que possa se tratada sem que a ela corresponda um certo grau de fundamentação. Embora se possa dizer, genericamente, que uma profissão se qualifica por tudo que se promova em favor dela é preciso distinguir a formação de outros processos com igual horizonte. A qualificação é uma relação social que envolve o coletivo e a relação entre educação e trabalho.
Como em toda profissão, essa relação possui uma dimensão formativa inicial: aquela que possibilita a uma categoria o exercício profissional.
No caso dos docentes, a formação inicial completa em estabelecimentos regulares e credenciados é uma licença que, por sua vez, faz do seu portador, e só dele, alguém capaz de ingressar nas redes de educação escolar dos sistemas de ensino.
Portanto, a qualificação implica uma formação sistemática, regular e regulamentada, que, quando obtida em estabelecimentos escolares reconhecidos, gera um diploma ao seu portador.
Ela tem um caráter coletivo e institucional. A certificação, por sua vez, tem um pólo diferente, que é o indivíduo, a pessoa singular, aquele(a) profissional já em exercício na doc...





Related documents