A relação entre as características dermatoglíficas e a maturação óssea de adolescentes Report as inadecuate




A relação entre as características dermatoglíficas e a maturação óssea de adolescentes - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.



Objetivo O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre as características dermatoglíficas e a maturação esquelética, através da idade óssea, em de adolescentes do sexo masculino de 10 a 14 anos. Materiais e Métodos Os adolescentes foram divididos em 3 grupos adiantados, normais e atrasados pela diferença entre a idade óssea e a idade cronológica e tiveram suas características dermatoglíficas verificadas. A comparação entre os grupos foi realizada aplicando-se a estatística do qui-quadrado. Resultados Os adolescentes adiantados na sua idade óssea demonstraram maior potencialidade para atividades ligadas a potência e a velocidade, já os normais e os atrasados possuem uma maior predisposição para a coordenação e atividades cíclicas. Apesar das tendências citadas, os grupos não demonstraram possuir diferenças estatisticamente significativas, o que pode estar relacionado ao baixo número de alunos nos grupos adiantados e normais. Conclusões Apesar de não ter se encontrado diferenças significativas entre os grupos, houve uma tendência de uma menor predisposição coordenativa nos adiantados, os quais merecem uma atenção, pois esta é uma qualidade física de grande importância para o esporte e na realização das atividades do dia a dia.

Tipo de documento: Artículo - Article

Palabras clave: Dermatoglifia, Puberdade, Medicina do adolescente





Source: http://www.bdigital.unal.edu.co


Teaser



Rev.
salud pública.
12 (6): 929-937, 2010 Álvarez – Inseguridad alimentaria hogares 929 A relação entre as características dermatoglíficas e a maturação óssea de adolescentes The relationship between adolescents dermatoglyphic characteristics and skeletal maturation Renato Vidal-Linhares1,4, Marcelo De Oliveira-Matta2, Jorge Perrout-Lima2, Mônica Barros-Costa3 e José Fernandes-Filho1,4 1 Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
renatolinharesjf@hotmail.com, jff@ceafbr.com.br 2 Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil. marcelo.matta@ufjf.edu.br, Jorge.perrout@ufjf.edu.br 3 Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.
mbcosta@acessa.com 4 Laboratório de Biociências do Movimento Humano, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Recebido 12 Abris 2010-Enviado para Modificação 5 Novembro 2010-Aprovado 2 Dezembro 2010 RESUMO Objetivo O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre as características dermatoglíficas e a maturação esquelética, através da idade óssea, em de adolescentes do sexo masculino de 10 a 14 anos. Materiais e Métodos Os adolescentes foram divididos em 3 grupos (adiantados, normais e atrasados) pela diferença entre a idade óssea e a idade cronológica e tiveram suas características dermatoglíficas verificadas.
A comparação entre os grupos foi realizada aplicando-se a estatística do qui-quadrado. Resultados Os adolescentes adiantados na sua idade óssea demonstraram maior potencialidade para atividades ligadas a potência e a velocidade, já os normais e os atrasados possuem uma maior predisposição para a coordenação e atividades cíclicas.
Apesar das tendências citadas, os grupos não demonstraram possuir diferenças estatisticamente significativas, o que pode estar...






Related documents